E aí, qual é mito?
O tampão adesivo é o mais indicado, porque cobre totalmente o olho, é higiênico e aprovado pela Anvisa.
É preciso usar óculos para aplicar a maioria dos modelos de tampões em tecido ou silicone.
Se a criança apertar forte os olhos ao aplicar o tampão, ele vai grudar nas ruguinhas de expressão e incomodar.
Têm tampões mais grudentos e outros menos, depende da marca. Tem até uma versão hipoalergênica.
Tampão pequeno é para criança e o grande é para adultos. Por isso os pequenos têm desenho e são coloridos, enquanto os grandes são beges.
Na fase de adaptação, recomenda-se que se vá aumentando o tempo de tampão ao longo dos primeiros dias.
Deixar de usar tempão um mês nas férias pode retroceder meses do tratamento.
As crianças enxergam pior com tampão ocular, porque geralmente têm o seu olho bom tampado.
Desenhar e decorar os tampões deixa as crianças mais felizes, confiantes e o look mais divertido.
Se puder optar, é melhor deixar para usar o tampão em casa e não na escola, porque isso pode atrapalhar o processo de integração e de aprendizagem.
Conseguiu descobrir?
A afirmação número 5 é um mito. O pequeno se torna desconfortável conforme a criança cresce e a opção é usar o grande. É o meu caso, embora nem sempre seja fácil encontrar nas farmácias.
A Ceci usa Tampão Ocular Oftam Grande desde os 3 anos. O adesivo não cola na região mais sensível dos olhos (assim não irrita a pele) e com dois pequenos cortes ele se ajusta bem ao nariz.
Aqui no blog há mais de 20 dicas para driblar as dificuldades com o uso do tampão ocular, confira!
Una-se a nós, por um novo olhar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Faça como milhares de pais e profissionais que já recebem grátis
nossas publicações. cuidE da visão na infância e compartilhE O que aprende !
| Nossos emails são esporádicos e não lotam sua caixa de mensagens. |
Sobre o Autor
Acredito que a informação transforma vidas, e assim nasceu este blog: um projeto pessoal, que tornou-me uma pesquisadora incansável sobre visão e aprendizagem. Hoje sou neurorreabilitadora visual e visuopostural. Tenho ambliopia e isto me motiva ainda mais! Estudando o universo da neurovisão, quero ajudar pais, terapeutas e professores com medidas importantes nos cuidados com a saúde ocular, o desenvolvimento visual e a baixa visão na infância. Saiba mais sobre a autora.
2 comentários
Os comentários estão fechados.
Minha filha terá q usar por 1 mês. Alternando os olhos tampado. Porém não pode ficar aos que 2 min sem o tampão em algum olho. A médica disse que pode retroceder o tratamento é tirar de um olho e já colocar no outro. Não havia pensado nessa questão de estar com o olho bom tampado. Me deu uma aperto no coração.
Ela tem 3 anos e meio. Como não está indo a escola devido a pandemia acho q será bem melhor mesmo. Já q ela não pode ficar sem.
Estamos só esperando passar a viagem para a casa da bisavô pois lá terá alguns primos. Faremos na volta. Tento o tampão para adulto? Havia comprado o infantil.
Oi, Vanessa! O início do tratamento com tampão requer certa dedicação. Pode ter rápida adesão ou levar certo tempo para engrenar. Então, considero a medida de aguardar a viagem e começar sem interrupções uma boa ideia.
Sobre o tamanho do tampão, depende muito do rosto da criança. Teste com o pequeno que você já tem e tenha como carta na manga a possibilidade de mudar para o tamanho adulto, se perceber que a criança se incomoda muito com ele. O modelo adulto acima de 3-4 anos já é uma opção de minha preferência.
Quanto ao regime de tampão, varia muito caso a caso e de oftalmologista para oftalmologista. O que para mim é essencial é acompanhar de perto a evolução do tratamento com consultas de 3 em 3 meses ou até antes dependendo. Acredito que seja o seu caso.
Não há uma diretriz brasileira e um consenso pelos oftalmologistas quanto às medidas para o tratamento. O importante é o oftalmologista seguir com segurança a prática que ele optou e ser capaz de medir os resultados.
Então, sobretudo, no retorno questione o oftalmologista sobre como está a visão do seu filho, se o regime de tampão adotado está tendo bom resultado. Questione sobre o resultado de casos semelhantes ao do seu filho, isso deixará você mais segura. 🙂