Se a luz do ambiente ofusca e faz você franzir a testa, pode usar boné! Tempos modernos, a criança usa o boné na sala de aula e durante as refeições e está tudo bem. Nem sempre é charme, pode ser uma necessidade FUNCIONAL.
Na baixa visão, há casos de maior sensibilidade à luz, além de maior dificuldade de enxergar com áreas de brilho nas superfícies (da tela, do livro, da mesa). O uso de boné é uma dica clássica, prática e barata. Especialmente quando não podemos controlar muito a luz em todo lugar que se vai.
Se você tem baixa visão, cuida de alguém ou é professor, lembre-se de que é preciso testar onde se posicionar, a intensidade e a direção da luz. Para melhor conforto na baixa visão e para evitar a fadiga visual no dia a dia.
As com glaucoma, retinite pigmentosa, atrofia óptica e catarata nuclear preferem ambientes MELHOR ILUMINADOS.
Baixa iluminação é ruim, mas iluminação demais e mal distribuída também não é legal.
EVITE: luz lateral, luz frontal incidindo nos olhos, luz incidindo na superfície que se olha, luz de lâmpadas que geram oscilações como nas fluorescentes.
Sábios os senhores e senhoras com seus charmosos chapéus e sombrinhas a passear… deixamos de perceber a genialidade de simples criações como chapéus, viseiras e bonés. A ponto de acharem legal virá-los para trás e perder sua principal função (não, não é esconder a careca, a testa grande ou o cabelo despenteado)…
Una-se a nós, por um novo olhar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Faça como milhares de pais e profissionais que já recebem grátis
nossas publicações. cuidE da visão na infância e compartilhE O que aprende !
| Nossos emails são esporádicos e não lotam sua caixa de mensagens. |
Sobre o Autor
Acredito que a informação transforma vidas, e assim nasceu este blog: um projeto pessoal, que tornou-me uma pesquisadora incansável sobre visão e aprendizagem. Hoje sou neurorreabilitadora visual e visuopostural. Tenho ambliopia e isto me motiva ainda mais! Estudando o universo da neurovisão, quero ajudar pais, terapeutas e professores com medidas importantes nos cuidados com a saúde ocular, o desenvolvimento visual e a baixa visão na infância. Saiba mais sobre a autora.