Por que estimular a coordenação visomotora é importante para a aprendizagem?

07/05/2018 0 Por Maria Amélia M. Franco
Por que estimular a coordenação visomotora é importante para a aprendizagem?

Você já pensou que a forma como a criança brinca e desenvolve a sua coordenação visomotora pode impactar em todo o processo de aprendizagem? Então, o que fazer? Vamos mostrar no próximo post brinquedos e brincadeiras que não podem faltar, mas antes vamos explorar um pouco este assunto aqui.

Afinal, não tem como falar de visão na infância pensando somente nos olhos. Os desenvolvimentos visual e motor estão interligados. Ao passo que a criança começa a perceber melhor o mundo ao seu redor, suas habilidades motoras afloram. O movimento coordenado dos olhos e das mãos, depois dos olhos e dos pés, são a base para as atividades do o dia a dia da criança, seja na hora de vestir-se, comer ou brincar… Inclusive para a escrita e a leitura, na fase escolar.

A coordenação visomotora envolve e utiliza importantes sistemas relacionados ao neuropsicodesenvolvimento da criança, como o proprioceptivo, o vestibular, o processamento visual e o sensório-motor.

Digamos que a informação visual e os sinais proprioceptivos são analisados em conjunto para controlar a extensão dos braços e a manipulação de objetos, bem como o controle do movimento ocular. Assim, a coordenação óculo-manual depende do que os olhos veem, como o cérebro percebe e processa os estímulos visuais.

Por isso quando falamos de coordenação visomotora o que está em questão é a integração visomotora. Essa é uma das linhas de estudos sobre as dificuldades de aprendizagem.

Coordenação visomotora: estimular e observar desde cedo

Eu sou fã de estimular, escolher brinquedos e brincadeiras que ajudam a promover um desenvolvimento integral desde cedo. Gosto da ideia da criança brincar de tudo um pouco, apesar de suas preferências. Além disso, dou espaço para a minha filha tentar fazer muitas coisas sozinha.

Observando, sempre!

Se a criança tem dificuldades em coordenar olho-mão, você pode notar também que ela não tem bom equilíbrio, boa visuopercepção e coordenação em geral, o que impacta no controle dos movimentos para comer sem se sujar, para praticar esportes, usar instrumentos escolares como tesoura e lápis e reproduzir o que é escrito no quadro. Ou seja, tudo isso requer dela um esforço desproporcional à tarefa.

Um professor atento observará o desempenho da criança na escola e falará com os pais. Ou você mesmo pode puxar essa conversa em reuniões de avaliação.

Assim, ao notar dificuldades significativas, e que não há evolução, não hesite em conversar com o pediatra ou um neuropediatra sobre suas considerações e observações. Ou até mesmo pense em uma avaliação com um terapeuta ocupacional ou um pscicopedagogo para ver se há um atraso importante ou um transtorno cognitivo, sensorial ou motor.

Ações que estimulam a coordenação visomotora

Pense em formas de promover continuamente a coordenação visomotora! Empilhar; encaixar; abrir e fechar; transpor; pôr e tirar; pintar e desenhar; recortar; furar; alinhavar; aparafusar e desaparafusar; imitar; copiar; amarrar; abotoar; jogar e pegar; quicar e rebater bola; cursar um trajeto com os pés e com as mãos; e percorrer circuitos desviando obstáculos são algumas das possibilidades.

Já postamos algumas ideias pelo blog, mas no próximo post você verá dicas para cada fase do desenvolvimento, dos 0 aos 6 anos. Acompanhe!

atividade de coordenação visomotora na mesa de sinuca

Una-se a nós, por um novo olhar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

Faça como milhares de pais e profissionais que já recebem grátis
nossas publicações. cuidE da visão na infância e compartilhE O que aprende !

 | Nossos emails são esporádicos e não lotam sua caixa de mensagens. |



Compartilhe e ajude-nos a cuidar da visão na infância!