Pareamento e justaposição: você sabe como explorar esse recurso?
18/04/2018 Off Por Maria Amélia Franco e Suellen Polati
Você sabe como explorar bem atividades com placas de pareamento e justaposição? Elas são as queridinhas dos professores, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e de tantos profissionais que atuam no desenvolvimento visual e cognitivo. Mas nem sempre usam tudo que este recurso oferece.
Os pais também devem conhecer e saber escolher jogos e brincadeiras que estimulem as habilidades visuoperceptivas! Então acompanhe aqui, mostraremos como as usamos nos atendimentos, desde crianças com baixa visão, até mesmo àquelas com estrabismo.
Afinal, o que é parear e justapor?
JUSTAPOSIÇÃO

Justapor significa pôr junto. É o primeiro passo, onde as figuras são colocadas sobrepostas por semelhança. Estimula a criança a perceber as imagens iguais.
PAREAMENTO

Parear, nada mais é do que juntar em par; emparelhar; combinar; compatibilizar; comparar-se a; unir-se. Ao realizar pareamentos o objetivo é associar e reproduzir um padrão: a criança/adulto visualiza um modelo e com figuras e objetos, iguais ou não, o reproduz (já, já mostrarei exemplos).
Placas para pareamento e justaposição: feito Bombril, mil e uma utilidades!
Existem diversas possibilidades de se trabalhar com as placas:
- percepção de contrastes
- percepção figura-fundo
- percepção de uma parte em relação ao todo
- percepção de distâncias e de posição
- discriminação de cores e formas
- noção de sentido e direção
- descrição de detalhes.
Eu atendo crianças com estrabismo e uso essa técnica também para favorecer o rastreio visual e os movimentos de adução ou abdução. Ou seja, para estimular que os olhos se movam em direção ao nariz ou à têmpora (acompanhe, ainda vou contar como). E tem mais! É uma atividade indicada para quase todas as idades. Vamos entender melhor!
Para cada idade e fase, uma atividade
– Meu filho tem dois anos. Atividades de pareamento e justaposição são indicadas para ele?
Sempre dizemos que cada caso é um caso, e o que vai influenciar aqui é: como está a visão desse pequeno?
Portanto, costumamos migrar aos poucos para essas atividades. Na medida em que começam a identificar uma placa isolada – como a figura de uma bola, casa, mão, pé, ou até mesmo algum personagem de desenho favorito -, entendemos que é possível iniciar as placas de justaposição com ela. E, posteriormente, as de pareamento.
Com a placa única é preciso iniciar testando contrastes, tamanhos e a que distância a criança enxerga e reconhece a imagem, aumentando gradativamente a sua complexidade. Ou seja, ainda que a criança tenha idade para fazer pareamento e justaposição, ela pode não apresentar respostas visuais para tanto. Por isso, primeiro a estimulamos para melhorar a qualidade funcional de visão.
Em geral, crianças com 1 ano e 6 meses já realizam boa justaposição. Em alguns casos até antes. Nessa mesma fase, começam a oralizar e interagir melhor, porém esse é um fator que sempre procuro respeitar muito, pois algumas crianças desenvolvem essa área mais rapidamente que outras.
Teste, ajuste, adapte...
Bem, quem já nos conhece sabe que somos adeptas a testagens e respeitamos muito a fase de desenvolvimento de cada um. Dessa forma, se a criança não oraliza eu opto por mostrar as imagens e instigar a mesma a encontrar o igual. Por outro lado, tem criança que responde muito bem aos estímulos e buscamos tornar as atividades mais desafiadoras.
Portanto, avaliamos continuamente suas habilidades visuais, perceptivas e cognitivas para:
- determinar a medida das placas e das figuras,
- escolher entre alto ou baixo contraste e quais nuances de cor,
- optar por figuras mais simples ou detalhadas,
- trabalhar com letras, números ou palavras, associados ou não a imagens,
- estabelecer a distância de visualização,
- definir a quantidade de figuras, etc.
Para não errar, a melhor alternativa é sempre ter um profissional que irá avaliar cada caso isoladamente. A partir das respostas recebidas, ele orientará os exercícios a serem realizados, usando ou não tampão, na escola e/ou pelos pais e cuidadores.


11 exemplos de pareamento e justaposição
Veja alguns modelos! Na verdade, mesclamos bem as diferentes formas de usar este recurso.
Placas com figuras simples, de formas mais conhecidas ou do cotidiano. São ideais no início do programa de estimulação.



Placas com fundo branco com figuras coloridas; fundos coloridos com imagens brancas; fundo preto com imagens coloridas; fundo colorido com imagens pretas; e combinação de fundos coloridos com imagens coloridas (usando cores opostas, cria-se um ótimo contraste, por exemplo, azul e amarelo). Além da combinação perfeita do preto com branco e branco com preto.



Placas com figuras coloridas ou paletas de cores e tons.



Placas com figuras mais elaboradas ou que a diferença entre elas está nos detalhes (tanto em relação à forma, como às cores).



A imagem usada para reprodução é a sombra ou contorno da imagem da base.



Associação de placas de figuras com formas geométricas ou imagens e desenhos bidimensionais com os objetos concretos (3D) correspondentes.


As atividades podem conter a metade da figura apresentada na placa base ou parte dela; ou até mesmo as metades que ao se juntar formam o todo.


Em geral são mais complexas porque uma figura pode se sobrepor à outra ou se confundir com o fundo.


Placas de figuras com poucos ou muitos detalhes que se diferenciam em relação a sua posição. Trabalham conceitos como direita, esquerda, em cima, em baixo, ao centro, fora e dentro. Exigem maior atenção!


Associação de formas geométricas, dispostas em qualquer direção, com as figuras observadas no modelo da placa base.


Ótimo com adultos e crianças em fase de alfabetização e início de leitura. É um excelente material para avaliar tamanhos de fontes e distâncias.



#nossaLOJAtem
Você quer ter placas de pareamento e justaposição como essas? Veja as opções para download ou plastificadas na loja do Visão na Infância!
Dica para usar pareamentos em casos de estrabismo
O segredo ao aplicar atividades de pareamento e justaposição para o tratamento de estrabismo está em como você posiciona a placa base em relação à criança.
- Se o diagnóstico for estrabismo convergente e a prescrição indicar exercícios de abdução: mostre o estímulo do lado do olho a ser trabalhado, e use tampão no outro olho. Assim ele segue com o olhar em direção às orelhas.
- Se o diagnóstico for estrabismo divergente e a prescrição indicar exercícios de adução: mostre o estímulo do lado do olho fechado com o oclusor, oposto ao olho trabalhado. O olhar deve seguir em direção ao nariz.
- Se for insuficiência de convergência: fique de frente para a criança, na linha mediana. Mostre as figuras na altura da ponte nasal (variando um pouco mais para cima ou para baixo). O estímulo faz ambos os olhos convergirem em direção ao nariz. Também é possível trabalhar a acomodação (intercalar o olhar distante e perto), mostrando a figura ao longe e a criança marcando a com a mesma correspondência na placa próxima a ela.
Sem nem perceber, as crianças movimentam e mantém os olhos por mais tempo na posição desejada, enquanto estão concentradas em completar a atividade.

Una-se a nós, por um novo olhar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Faça como milhares de pais e profissionais que já recebem grátis
nossas publicações. cuidE da visão na infância e compartilhE O que aprende !
| Nossos emails são esporádicos e não lotam sua caixa de mensagens. |
Sobre o Autor
Maria Amélia é pesquisadora sobre visão e aprendizagem e idealizadora do Blog (um projeto baseado em uma experiência pessoal), o que a motivou cursar Terapia Ocupacional. Suellen é pedagoga, especialista em educação especial, com ampla experiência em estimulação visual infantil. Reuniram seus conhecimentos aqui para orientar sobre o desenvolvimento visual, mostrar como a estimulação precoce e contínua não é um bicho de sete cabeças e inspirar pais e profissionais a cuidar da visão na infância. Saiba mais sobre as autoras.
4 comentários
Os comentários estão fechados.
Olá bom dia!!!
Parabéns pelo conteúdo mto bom, ótimo, mto Rico para PROMOVER O DESENVOLVIMENTO NEURO PSICOMOTOR, sou Especialista em Desenvolvimento Infantil e vc arrasou Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom o conteúdo. Parabéns pelos ensinamentis tão necessários para uma boa prática. 👏👏👏👏👏
Parabéns pelo excelente conteúdo.
Vocês disponibilzam algum materal para impressãao, gratuito?
Oi, obrigada 🙂 Tem alguns modelos gratuitos e outros bem baratinhos na loja do blog. Confere lá!